10.1.13

Civilidade e machismo.


Temos um mundo enorme e diverso em cultura e etnias. Quando falamos de civilidade pensamos em cidade, em pessoas letradas e suas tecnologias. Mas será que é só isso?
O respeito e a cordialidade estão ainda muito longe. A igualdade de direitos entre os sexos é abalada por edemas culturais, preceitos religiosos e uma leitura social errônea e falha. através dos séculos tivemos muitas repressões impostas pela religiosidade patriarcal e por sistemas políticos extremistas e autoritários. A máscara da democracia em alguns países parece funcionar bem. Contudo, é uma máscara. Sempre haverá alguma mulher no nosso círculo social vitimada pela violência machista. E por muitas vezes, a violência já foi experimentada por nós mesmas. O pudor em se falar do problema é um grande empecilho para a solução do problema. Quantas mulheres sentem vergonha em denunciar o agressor?
Vergonha da família, vergonha dos amigos, da comunidade, medo de ser desvalorizada, pois nossa sociedade é tão ignorante que acaba tratando a vítima com preconceito. A atitude correta é denunciar. Não espere um milagre, não espere o agressor 'ficar bonzinho', não espere a justiça de Deus. FAÇA SUA JUSTIÇA! DENUNCIE! Peça ajuda a alguém próximo, pense que não é a única e que sua DIGNIDADE é mais importante que qualquer medo ou orgulho. Não adianta estar em cima do salto e estar sendo desonrada. Não adianta sorrir para os vizinhos e saber que pode chegar em casa e ser espancada. Não adianta ter uma filha sabendo que ela pode ser vítima dessa violência e não querer pensar a respeito disto.Converse com ela. Converse com as amigas.
Vamos falar disto! Vamos punir, vamos deletar essas pessoas da sociedade. JÁ!

por Chriscia Cross

Nenhum comentário: