15.4.16
Não miga, ciúme não é prova de amor.
Stop. Pare miga, pare muito!
Reclamar do teu decote, do tamanho da tua saia, não é prova de amor.
Reclamar do comentário do coleguinha na tua foto na rede social e mandar excluí-lo sob chantagem de terminar namoro, não é prova de amor.
Fazer barraco porque você encontrou teu amigo de faculdade na rua não é prova de amor.
Brigar contigo na balada porque tem um carinha que não tira o olho de você, não é prova de amor.
Pedir desculpa e dizer que é porque te ama muito e você o deixa louco de tesão, não é prova de amor.
Pedir desculpas também de qualquer forma não vai mudar nada, ele sempre terá ciúmes de você. E esse ciúme tem um nome: Controle.
Segundo o site: http://www.psicologosberrini.com.br/terapia-de-casal/ciume/
"O ciúme é uma emoção desencadeada por uma ameaça “real ou imaginária”. Estes dois tipos podem fazer com que o sujeito sofra muito com seus pensamentos e ilusões.
Há também um tipo de ciúme chamado ciúme patológico definido por um sofrimento exacerbado, acompanhado com comportamento de perseguição e inquietude frequente. Esses são os tipos de ciúmes que mais incomodam os parceiros, pois está mais em evidência nos comportamentos do ciumento."
Mas até que ponto é válido fazer uma terapia de casal? Para questões sutis, como eventuais desconfianças talvez. Mas aquele ciúme que controla, que anula o outro, não tem jeito, a saída é a distância mesmo. É um relacionamento sem futuro, sem solidez, baseado no controle, na possessão.
Ele restringi sua liberdade pois é mais mais fácil para a conduta insegura dele ter uma mulher 'no cabresto'. Mas não pense que vai ser igual. Você não poderá ir na festa da amiga mas ele continuará saindo com os amigos. Você não pode usar saia curta. Ele vai ficar por aí sem camisa. Você vai deixar de falar com amigos e até amigas. Ele vai continuar falando com todo mundo. E isso já se enquadra em relacionamento abusivo.
Passei por uma tv agora e passava sobre mais um caso de feminicídio. As brigas por ciúme eram constantes. Depois do companheiro agressor quase matar a vítima, ela decide se separar. Mas depois de meses, ela volta a se relacionar com ele. E morre, assassinada por ele. Ela dizia que as brigam eram por ciúme, amor demais...
Tem algo errado no entendimento sobre amor. Amar é acima de tudo respeito. É querer ver a felicidade do outro. É ver que, se alguém é livre pra ir embora e não vai, é porque quer realmente ficar.
Desde pequenas somos inclinadas a achar que o certo é aquele amor de novela, de filme. Um macho opressor segura a mulher pelo braço, a puxa e a beija com força. O diálogo sempre vem repleto de frases como: "Você é minha!" e a mulher está sempre sob domínio do homem. A gente aprende sobre relacionamentos de um modo errado. Encarando a posse com normalidade. Claro, muitas de nós, aprende com o tempo que a coisa não funciona assim. Mas e as moças que agarram seu ideal de homem ou príncipe encantado e ficam alienadas? Para estas, voltamos a falar da sororidade. Muito diálogo e paciência pra desconstruir algo que foi lapidado por anos...
A verdade é que muitas mulheres não querem abrir seus horizontes. Se apegam a idéia de que precisam ter um relacionamento fixo não importa como é esta relação. A idéia de perda e de fracasso apavora a mente dessas mulheres. Elas querem mostrar que conseguem manter um relacionamento e parte dessa cobrança vem desse sistema cultural de que a mulher deve saber segurar marido. Muitas ainda se tornam dependentes de seus companheiros. Algumas tem dependência emocional e outras tem dependência financeira. Se um homem diz que não quer que você trabalhe fora por ciúmes tenha certeza que você tem um relacionamento super abusivo e isso vai acabar muito mal.
Então, voltando ao início, não se sinta orgulhosa ou querida se seu namorado ou companheiro sente ciúmes e te proíbe fazer algo. Isso é motivo pra terminar a relação ok? Ter um relacionamento abusivo não é saudável, a longo prazo você terá sua saúde mental destruída, podendo ter depressão, ansiedade e outras doenças. Algumas mulheres não conseguem imaginar perder o namorado e vê-lo com outra. Acredite, você só tem a ganhar se livrando de uma pessoa possessiva. Com o tempo, você verá como sua vida pode mudar pra melhor. Procure amigas e amigos, saia e se divirta. Se permita viver e ser feliz, você merece. Existem pessoas e pessoas nesse mundo. Não se restrinja a uma pessoa doentia e egoísta. O amor nasce primeiro por nós mesmas, depois pelo outro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário